Para ter uma boa gestão financeira empresarial, é importante compreender de forma detalhada as movimentações financeiras da empresa, sejam elas entradas ou saídas. No caso das saídas, existem diferentes custos envolvidos no dia a dia da empresa, que podem ser classificados como custos fixos e variáveis.
Ao longo do texto, vamos compreender a diferença entre custos fixos e variáveis, e como esses custos impactam na saúde financeira de qualquer negócio, especialmente no caso de pequenas e médias empresas como restaurantes, lojas e varejistas.
Qual a diferença entre custos fixos e variáveis?
A diferença principal está na finalidade daquele custo. Ou seja, por que esse custo existe na minha empresa?
No caso dos custos variáveis, como o próprio nome já diz, eles variam de acordo com o período. E o que define essa variação é o volume de produção ou das vendas da empresa. Portanto, se a empresa estiver produzindo mais e vendendo mais, os custos variáveis vão aumentar. Por outro lado, se a empresa estiver produzindo ou vendendo menos, esses custos vão diminuir.
Alguns exemplos de custos variáveis:
- Matéria-prima e insumos de produção
- Embalagens de produtos
- Pagamento de comissões com base em vendas/produtividade
- Contratação de mão de obra terceirizada
Já os custos fixos não variam de acordo com o nível de produção e de vendas da empresa. Eles se mantêm estáveis.
Alguns exemplos de custos fixos:
- Internet e telefone
- Aluguel
- Limpeza
- Salário de funcionários
Qual a importância de acompanhar os custos fixos e variáveis?
Todo mundo sabe que empresários devem acompanhar os custos dos seus negócios. Mas nem todo mundo sabe que é importante diferenciar custos fixos e variáveis durante essa análise financeira.
Para projetar um fluxo de caixa futuro que seja o mais próximo possível da realidade, há de se levar em conta a diferenciação entre custos fixos e variáveis. E por que? Basicamente porque o seu custo total não vai ser o mesmo todos os meses.
Vamos supor que você é dono de uma loja de doces, e você sabe que as vendas aumentam muito em datas comemorativas e em alguns períodos específicos do ano. Ótimo, então você projeta receitas maiores para esses meses, o que faz todo sentido. Mas você esquece que os custos variáveis também vão crescer, justamente por um maior volume de produção e de vendas. Então se você não levar isso em conta, a sua projeção de caixa não vai se traduzir em realidade.
Dessa forma, analisar e projetar custos fixos e variáveis é essencial para compreender a real situação financeira da empresa, e poder tomar decisões melhores a partir desses dados.
Como controlar os custos da minha empresa?
O primeiro passo é conseguir registrar e controlar as movimentações financeiras da sua empresa. Com uma simples planilha de controle financeiro, você consegue descobrir possíveis erros e falhas no fluxo de caixa, organizar despesas e receitas e ter a real visão da saúde financeira do seu negócio.
Com o tempo, você vai identificando os principais custos e vai conseguir diferenciar custos fixos e variáveis, entendendo como isso impacta na previsibilidade do fluxo de caixa da sua empresa.
A Maqplan preparou uma planilha que você pode usar na gestão financeira da sua empresa. Baixe de forma gratuita e passe a controlar as suas finanças com mais eficiência.