Embora seja conhecida a importância de se ter um controle financeiro, muitas empresas acabam não dando muita atenção para essa prática.
Ao longo do texto vamos compreender qual é a relação entre controle financeiro e lucro, e como ter um controle das finanças de qualquer negócio impacta diretamente nos resultados de lucratividade.
O que é controle financeiro?
Se você não sabe se sua empresa está tendo lucro ou prejuízo, ou se não sabe a variação das receitas e despesas em determinado período, você não está fazendo um bom controle financeiro.
O controle financeiro empresarial é basicamente ter o registro das movimentações, e saber fazer uma leitura desses dados para tomar boas decisões de negócio.
Como o controle financeiro impacta os resultados da empresa?
O controle financeiro em si não vai melhorar os resultados da sua empresa da noite pro dia. Mas essa prática faz o gestor ter uma visão completa da empresa.
Ao não fazer o controle financeiro, é como se você estivesse usando um “tapa olho”. Ou seja, dessa forma não é possível enxergar a real situação da saúde financeira da empresa. Você pode até ter a impressão de que a empresa está indo bem, porque os clientes estão chegando e as vendas estão acontecendo, mas a realidade pode ser outra.
Ao fazer o controle financeiro, o “tapa olho” é removido e é possível começar a enxergar a realidade. Nesse momento, o gestor passa a entender se as vendas estão de fato gerando lucro, quais despesas estão impactando no resultado final, quais produtos são mais lucrativos e por aí vai.
Como o controle financeiro pode contribuir no aumento do lucro?
Depois de ter um controle financeiro bem organizado, o empresário passa a ter inúmeros dados para auxiliar na tomada de decisão.
Vamos dar um exemplo de um restaurante que faz delivery de refeições. Percebendo, por exemplo, que os custos com embalagens aumentou muito nos últimos meses, o empresário tem que se perguntar: “o custo aumentou somente por que estamos com um volume maior de pedidos? Ou as embalagens estão mais caras?” Se for por conta das embalagens mais caras, o empresário pode pensar em buscar novos fornecedores, ou até negociar preços com os fornecedores atuais.
Esse é só um exemplo de como o controle financeiro pode te fazer visualizar informações que antes não estavam claras. Há inúmeros outros indicadores financeiros e possibilidades de decisões que podem ser tomadas a partir de um bom controle financeiro.
No final do dia, o que um empresário busca é aumentar o lucro de sua empresa. Aumentando lucro, pode-se aumentar os investimentos, fazer a empresa crescer, gerar empregos, receber melhor e ter mais qualidade de vida. O controle financeiro é um passo muito importante para alcançar esses objetivos.
Para te ajudar, a Maqplan preparou uma planilha que você pode usar no controle financeiro da sua empresa. Baixe de forma gratuita e passe a controlar as suas finanças com mais eficiência.