Pular para o conteúdo
Início » Contas a pagar: o que é e como organizar?

Contas a pagar: o que é e como organizar?

Falar sobre contas a pagar não deve ser um bicho de sete cabeças. Uma empresa com o financeiro saudável entende que se preocupar apenas com os recursos e lucros pode ser um erro. Tão importante quanto saber o que sua empresa vai receber por mês, é saber quanto ela deverá pagar para se manter em dia.

Afinal, o que são as contas a pagar? 

Contas de água, conta de luz, conta de telefone, aluguel, funcionários, tributos, impostos são alguns exemplos de contas a pagar. Contas a pagar são basicamente as obrigações financeiras que a empresa assume com órgãos públicos, fornecedores e parceiros.

Não ter um controle do que precisa ser pago na sua empresa pode significar um grande perigo. No geral, o que falta às empresas não é o dinheiro para arcar com os custos, mas sim organização. As contas a pagar são obrigações estabelecidas entre a empresa e outras organizações para garantir o funcionamento e produção do negócio.

Nosso objetivo é fazer com que você entenda a importância de implementar um método de controle de contas a pagar e aprenda organizar as obrigações financeiras da sua empresa. 

Tenha uma rotina de controle das contas a pagar

Você precisa enxergar o controle das contas como uma tarefa de rotina para a empresa.  Até porque envolve uma quantidade considerável de dinheiro, e sem um controle eficiente pode levar a prejuízos e até mesmo problemas com a justiça. 

Quando você organiza as dívidas do seu negócio, é possível priorizar os pagamentos mais importantes e até cortar gastos que não são mais essenciais para o funcionamento da sua empresa. Sem contar que com um controle de rotina de pagamentos você garante suas contas em dia, evitando a cobrança de juros ou multas. 

Qual a importância do controle de contas a pagar?

Esse controle é essencial até mesmo na gestão financeira mais básica! Quando você adquire esse hábito de organização é possível perceber alguns benefícios que a sua empresa começa a ganhar: 

Otimização do seu tempo:  Se as contas da sua empresa estão organizadas você consegue acompanhar o que precisa ser pago em cada data, e assim economiza tempo. Organize os seus pagamentos  por valor e data e avalie o que pode ser feito online! 

Maior controle sob a sua empresa: Com uma organização financeira é possível entender como a sua empresa funciona e você passa a se envolver mais com a gestão financeira do seu negócio. É muito necessário saber para  onde o seu dinheiro está indo e o quão importante essa transação é para o funcionamento da sua empresa. 

Mais oportunidades para economizar: Quando você conhece melhor o destino das suas finanças fica mais fácil decidir quais são os gastos que não são mais necessários ou que podem ser reduzidos de alguma forma. 

Qual a diferença entre “contas a pagar” e “contas a receber”? 

Saber diferenciar o conceito de contas a pagar e contas a receber pode ser algo valioso para o seu empreendimento. Alguns empreendedores, principalmente aqueles que estão começando, costumam confundir os dois conceitos com certa frequência. 

Ambos fazem parte da estrutura básica de um sistema de gestão ou de uma planilha de gastos. O objetivo de anotar e calcular as contas a pagar e as contas a receber é uma excelente maneira de prever o que acontecerá com o dinheiro da empresa no próximo mês. 

Contas a pagar:  são os pagamentos que a empresa deve a outras organizações, como compra de mercadorias, impostos, taxas de aluguel, contas de água e luz, etc. 

Contas a receber: São os valores que a companhia receberá de outras organizações, como o resultado das vendas, apoio de investidores, etc.

Dicas para organizar as contas a pagar da sua empresa: 

  1. Não crie mais dívidas do que a empresa não pode pagar.  Não gastar mais do que ganha é e sempre será a regra mais importante da boa gestão financeira;
  2. Registre todas as suas contas a pagar. Não saber dos compromissos assumidos é um dos abismos para as micro e pequenas empresas;
  3. Conte com o auxílio de ferramenta de controle financeiro;
  4. Pague suas contas em dia. Evitar multas e juros e conte com mais dinheiro em caixa e menos preocupações;
  5.  Antecipe os pagamentos que oferecem desconto. Assim você poupa dinheiro e ganha crédito junto a seus fornecedores; 
  6. Antecipe o período de dificuldade e renegocie suas dívidas o quanto antes.

Ferramentas de gestão financeira

Uma boa gestão dos recursos financeiros engloba procedimentos como: planejamento, organização, monitoramento, análise e controle. Algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo como planilhas do Google e Excel e ainda softwares de Gestão Financeira


Com a Planilha de Controle Financeiro gratuita que disponibilizamos para pequenas empresas de forma gratuita, você organiza as movimentações financeiras e passa a ter maior controle das contas a pagar do seu negócio.