Pular para o conteúdo
Início » Controle Financeiro: o passo a passo para organizar as finanças da sua empresa

Controle Financeiro: o passo a passo para organizar as finanças da sua empresa

Você sabe qual um dos principais motivos para as empresas fecharem suas portas com menos de 1 ano de vida? Um estudo recente do SEBRAE aponta que mais da metade das empresas que declararam falência de maneira prematura não realizaram um planejamento dos itens básicos antes do início das suas atividades. E entre esses itens está a ausência de um controle financeiro.

Se você está começando sua empresa, comece da maneira correta e tenha um negócio com o financeiro saudável e assim evite a tão temida falência. Comece planejando e priorize a sua gestão financeira. Afinal, o controle financeiro do seu negócio poderá ser um dos diferenciais para mantê-lo vivo. E lembre-se sempre: Ter uma boa saúde financeira é um dos pré-requisitos para que qualquer empresa consiga atingir o sucesso.

Por onde começar? 

Não adianta ter um produto diferenciado ou um serviço que resolva o problema de muitos clientes se falta planejamento e gestão. Ter uma noção real de entradas e saídas, de reservas e de riscos que podem impactar a saúde financeira do negócio é algo fundamental, principalmente para as pequenas empresas. 

Sabe todo o esforço investido na criação do seu negócio?  Ele poderá ser perdido pela ausência de cuidados com a situação financeira do seu empreendimento. Para garantir um controle financeiro eficiente e saudável é preciso tomar alguns cuidados e assumir a gestão financeira do seu negócio, sempre com a ajuda que se fizer necessária. Confira algumas atitudes que podem fazer toda a diferença na sua gestão.

  1.  Conheça bem a sua empresa 

Entenda cada detalhe e movimentação financeira do seu negócio, Isso inclui saber qual a previsão de retorno do investimento, qual o percentual de lucro esperado, qual o capital de giro necessário para iniciar e manter as atividades, qual o limite de saídas para não deixar a contabilidade no vermelho e tantos outros aspectos que influenciam no equilíbrio financeiro do negócio. 

Esse diagnóstico é um excelente maneira de mapear todas as necessidades, pontos fortes e fracos da sua empresa. Tudo isso influencia na sua capacidade de se manter saudável e em um ritmo constante de crescimento.

  1. Planejar é essencial 

Diagnóstico feito? Chegou o momento traçar estratégias que garantam uma gestão financeira saudável. Definir o seu plano de ação é um dos caminhos para que tudo se mantenha nos parâmetros desejados e contribua para o alcance dos objetivos. 

O resultado será um planejamento estratégico, com orçamentos e planos táticos, contendo projeções de receitas e despesas, metas de remuneração variável, estratégias de preço e de investimentos.

  1. Tenha o controle da sua empresa em suas mãos

Planejamentos não têm vida própria. Por isso, implemente uma rotina de controle financeiro para acompanhar se o planejamento está sendo seguido, ou se existe a necessidade de alterar alguma rota. O ideal é que esse acompanhamento seja feito em ciclos, que podem ser quinzenais, por exemplo. Grandes intervalos no monitoramento pode abrir espaço para a geração de uma situação negativa irreversível. 

Quando falamos de despesas e receitas esses relatórios precisam ter uma periodicidade ainda menor, o ideal é que aconteça diariamente. Aqui vale aquela máxima “o que engorda o gado é o olho do dono”, não tem outro jeito. Ou o empreendedor controla de perto o fluxo de caixa do seu negócio ou os riscos de fracasso e endividamento aumentam. 

Como garantir um bom controle financeiro?

Se você quer ter sucesso na sua empresa precisa primeiro entender que é fundamental realizar com frequência um controle de entradas e saídas. Essa análise precisa ser diária ou, no máximo, semanal. Até porque sem dúvida alguma, o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas que existem para apoiar a gestão financeira.

O ideal, inclusive, é que esse controle financeiro seja integrado e tenha a capacidade de enxergar toda a gestão financeira da empresa como: Relatórios de vendas, estoques, prestação de serviços por fornecedores, salários, impostos e tributos. Ao acompanhar todos os dias a sua empresa se torna mais fácil perceber o resultados positivos e negativos do faturamento do seu negócio. 

Na prática, o controle financeiro apontará se existem chances de a empresa ficar no vermelho em breve. Aplicando esse recurso, será possível mensurar as despesas futuras e que precisam ser quitadas antes mesmo de receber a entrada dos valores referentes às novas vendas realizadas. 

Além do controle financeiro tenha sempre um capital de giro e esteja preparado para as crises. Com uma rotina de controle financeiro será possível se preparar melhor e criar um plano de ação para que as crises sejam resolvidas rapidamente.

Como aplicar da melhor maneira o controle financeiro

Agora que você já entendeu a importância da gestão financeira, e sabe por onde começar, preparamos duas dicas para aplicar essa gestão da melhor maneira possível. Confira:

  1. Administre bem o seu Capital de Giro: Sua empresa precisa ter um certo capital de giro, ou seja, um dinheiro extra disponível em caixa. Além disso, saber administrar bem esse capital de giro é ainda mais importante. Esse dinheiro extra existe para manter a empresa saudável, honrando os seus compromissos a curto prazo. Isso ajudará a manter uma boa imagem com todos os seus clientes e fornecedores.
  2. Busque apoio da tecnologia: A tecnologia ajuda em muitos processos de uma empresa. Buscar apoio de recursos, para ter um controle financeiro descomplicado, pode fazer toda a diferença para a sua empresa.  O Sistema de Gestão Financeira da Maqplan conta com soluções abrangem boa parte das responsabilidades financeiras da sua empresa, tal como a emissão de notas fiscais, a administração do fluxo de caixa, o recolhimento de guias e até a gestão de clientes. Você está a um clique de mudar a gestão da sua empresa, experimente grátis agora mesmo.