Pular para o conteúdo
Início » Empréstimo para pequenas empresas: como funciona?

Empréstimo para pequenas empresas: como funciona?

Estamos vivendo uma crise econômica, o futuro pode até parecer incerto para alguns empreendedores, principalmente para os pequenos. Mas ainda assim, não existe a necessidade de se desesperar. Investir tempo em uma organização financeira e pensar em possibilidades deEmpréstimos para pequenas empresas pode ser um bom começo para superar as adversidades do momento e manter o seu negócio de maneira saudável.

Como as pequenas empresas podem se beneficiar com um empréstimo?  

É comum, as empresas optarem pelo empréstimo para garantir um maior capital de giro e aumentar o poder de negociação com os fornecedores. É uma estratégia interessante porque possibilita ofertas atraentes para os consumidores e consequentemente o aumento das vendas. 

O financiamento também pode ajudar o pequeno empresário a quitar uma ou mais dívidas. Em casos assim, o ideal é que a empresa estabeleça um acordo com uma instituição financeira para quitar as parcelas com mais facilidade e aumentar o poder de investimento. Caso o contrário o empréstimo pode se transformar em uma situação inviável, e dessa maneira o empresário pode não conseguir manter a sua empresa. É muito importante, antes de optar por um empréstimo estudar sobre os tipos de crédito e qual o melhor a ser usado para quitar dívidas. 

Outro aspecto que precisa ser observado, quando pensamos em empréstimo para pequenas empresas, é sobre aproveitar a oportunidade para crescer com sustentabilidade. Um exemplo seria a seguinte situação: Uma padaria que está se tornando popular no bairro em que atende tem aumentando a sua carteira de clientes, mas isso está acontecendo acima do esperado. Atualmente o pequeno negócio tem capacidade de receber mais clientes,  sem perder qualidade no atendimento. Porém, para suportar esse crescimento se faz necessário uma reforma para ampliar o espaço físico, mas exige recursos financeiros não disponíveis no momento. Neste caso, o empréstimo para a pequena empresa pode ser uma boa alternativa.

Será que preciso de um empréstimo para minha micro ou pequena empresa? 

O ideal é que antes de optar pelo empréstimo para uma pequena empresa você faça uma reflexão de como esse crédito pode ajudar a empresa a se destacar e assim ter melhores resultados em vendas. Muitas vezes a pressa do empreendedor para que a empresa cresça rapidamente faz com que ele se precipite e muitas vezes acabe dando um passo maior do que a perna. Mas erros desse tipo podem e devem ser evitados. Sempre faça uma reflexão para saber se realmente é o momento certo para fazer um empréstimo. Além disso veja se a sua necessidade se enquadra nas três boas razões para se fazer um financiamento:

  1. Ter um capital de giro;
  2. Quitar dívidas;
  3. Crescer com sustentabilidade. 

Como saber se é o momento certo de optar por um empréstimo? 

Antes de se comprometer com um empréstimo para uma pequena empresa é essencial que você tenha plena certeza se é o melhor momento para optar por um financiamento e definir esses recursos serão utilizados. Por isso, o recomendado, é que antes de pegar um empréstimo, você faça uma avaliação de como está o cenário econômico da sua empresa. Esse estudo precisa ser feito com muito rigor e precisão. Leve em conta as seguintes questões: 

– Quanto de dinheiro disponível vou poder investir? 

– O quanto posso me comprometer financeiramente para começar uma dívida? 

– Quais são as despesas que geram um maior impacto para a organização? 

– Como anda o faturamento da empresa? 

– Qual é a previsão de receita para os próximos meses e até mesmo anos?

Considere bem as oportunidades ao optar por um empréstimo para uma pequena empresa? 

Antes de procurar uma instituição financeira, o ideal é que o empresário avalie se um empréstimo pode ser considerado um investimento. Cautelas assim mostram que o empresário  tem plena consciência da importância do crédito para que o seu negócio seja mais lucrativo e atraia mais clientes em curto, médio e longo prazo.

Caso você conheça outros empreendedores que optaram pela linha de crédito, o interessante é que você converse com essas pessoas e entenda as vantagens e desvantagens de um empréstimo para pequenas empresas. Ter o máximo possível de acesso às informações sobre como as instituições financeiras se comportam com os clientes pode aumentar a sua chance de escolher o financiamento mais adequado para a realidade  financeira do seu negócio. 

É muito importante que você faça uma avaliação de como um empréstimo pode ajudar a pequena empresa a se destacar em relação à concorrência. Optar por um financiamento levando apenas em conta o fato de ser simples conseguir o crédito pode ser um grande erro.

Quais são os principais tipos de empréstimos para micro e pequenas empresas? 

Existem diversas opções de crédito para empresas com menores recursos financeiros. Conhecê-las é o melhor caminho para evitar prejuízos com o aumento das prestações, provocado pelas elevadas taxas de juros. Vamos listar algumas alternativas de empréstimos para pequenas empresas:  

Cheque especial

Apesar de não ser necessariamente uma opção de financiamento, o cheque especial é bastante utilizada por pessoas jurídicas, mas sem o devido planejamento. Por acomodação e falta de controle, alguns empreendedores optam por utilizar esse recurso com certa frequência. Chega a ser comum, inclusive, o empresário contar com esse crédito como parte do orçamento da empresa. 

Nossa sugestão é que essa medida seja evitada ao máximo, já que esse tipo de crédito apresenta uma das taxas de juros mais altas do mercado. Para não contrair dívidas elevadas devido ao uso exagerado do cheque especial, a dica é negociar com a instituição financeira a taxa de juros e o valor disponível, para a empresa utilizá-lo em casos de extrema necessidade. 

E lembre-se, o ideal é não usar o cheque especial como capital de giro. O mais indicado é adotá-lo para pagar despesas inesperadas. Nesse caso, o empresário deve ter certeza de que o dinheiro utilizado não vai impactar no andamento dos negócios de forma significativa. 

Outras linhas de crédito para Empréstimos para pequenas empresas

Microcrédito: destinado a empreendedores de pequeno porte que estão começando um negócio ou pensam em investir para melhorar o desempenho, conta com uma taxa de juros atrativa e melhores prazos estão adequados à realidade financeira do investidor. 

Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER): criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Destinado a micro e pequenas empresas, esse programa permite que seja possível obter capital de giro de maneira simples e rápida ou captar recursos para melhorar os serviços. 

BNDES Crédito Pequenas Empresas: Empréstimos para pequenas empresas e para empresários individuais. Com o objetivo de oferecer crédito rápido e flexível para empresas de todos os portes o BNDES expandiu a oferta de capital de giro desta linha de crédito até 31.12.2020 para negócios ou grupos econômicos (quando for o caso) com faturamento anual de até R$ 300 milhões, com limite de financiamento de até R$ 70 milhões por ano. 

Organização Financeira
Pensar em possibilidades para garantir a saúde financeira da sua empresa é extremamente importante. Baixe grátis a Planilha de Controle Financeiro E para empréstimo para pequenas empresas.  Organize as movimentações e tenha a real visão do quanto sua empresa lucra!