Muitas vezes esperamos um momento de crise financeira chegar para começar a pensar em formas de reduzir custos da empresa. Porém, se você deseja ter uma empresa saudável esta medida deve estar presente no planejamento financeiro do seu negócio. Corte de gastos é uma ação que pode garantir à empresa mais recursos para a inovação dos produtos e serviços, além de maior competitividade.
Quando falamos de redução de custos não precisa pensar em medidas bruscas, algumas decisões simples que você pode aplicar agora na sua gestão já vão ajuda a garantir maior margem de lucro. Comece pelas pequenas atitudes. Além disso, pense em ações que os funcionários vão engajar na contribuição para uma maior economia de custos, dessa forma a redução de custos se tornará uma rotina na empresa.
Caso você precise de ajuda para pensar em ações de corte de gastos, listamos 5 dicas de redução de custos para sua empresa, sem prejudicar seu crescimento.
Eduque e motive a sua equipe
Quer ter sucesso? Então tenha em mente que seus colaboradores são um recurso valioso em sua empresa. Profissionais motivados têm um menor custo trabalhista. Reavalie a gestão da equipe, melhore o ambiente de trabalho e comece a massificar a cultura de redução de custos entre os seus funcionários.
Infelizmente, muitos empreendedores não percebem que um bom ambiente de trabalho é uma ótima estratégia para reduzir custos da empresa. Entenda, o seu colaborador pode ser seu parceiro ao auxiliar na identificação de desperdícios nas atividades desempenhadas e que muitas vezes você pode desconhecer por não estar tão próximo dos processos de todos os setores.
Conte com a participação de sua equipe, são eles que vão te ajudar da melhor forma a definir metas para reduzir custos da sua empresa. E para incentivar a colaboração da equipe você pode utilizar uma parte do valor economizado em ações de endomarketing e na otimização de processos.
E lembre-se: Premiar os profissionais, quando as metas de economia forem conquistadas, é essencial!
A tecnologia pode e deve ser usada ao seu favor
A tecnologia pode ser uma verdadeira aliada para a economia de custos em seu negócio. Por isso, use ela ao seu favor. Desestimule impressões desnecessárias. Nas empresas, o consumo de papel costuma ser altíssimo. Muitos colocam a culpa disso na burocracia, mas a verdade é que as pessoas se acostumaram a imprimir tudo. Por isso, para desestimular esse hábito. Incentive a utilização de recursos eletrônicos para resolver problemas.
Outra forma de economizar é na divulgação da sua marca. Opte pelas campanhas de marketing digital, De acordo com Hubspot, o marketing digital hoje é 61% mais barato que o marketing tradicional, as oportunidade de venda se tornam mais baratas e mais lucrativa do que a dos outros meios. Sem contar que ao metrificar os resultados das suas campanhas você consegue otimizar ainda mais o seu orçamento.
Faça uma análise dos seus fornecedores atuais
Pelo costume e rotina do dia-a-dia pode acontecer de você se convencer que os custos imutáveis, na verdade, não são. Um exemplo disso são os fornecedores. Eles precisam ser constantemente avaliados. Analise o custo-benefício de cada serviço essencial da sua empresa e veja se compensa continuar mantendo a parceria.
Fique atento, pois, às vezes, essa fidelidade não está dando retorno suficiente. Alguns exemplos de fornecedores que devem ser avaliados são:
- serviço de telefonia;
- serviço de Internet;
- fornecedores de benefícios.
Personalize copos e canecas com a sua marca e reduza a quase zero a utilização de descartáveis na sua empresa
O gasto com copos descartáveis em empresas é muito alto, e com essa ação, além de reduzir custos, é possível contribuir com o meio ambiente, reduzindo a produção de lixo descartável. Normalmente, a cada vez que um colaborador vai tomar água, ele pega um novo copo sem se lembrar de que ele demora cerca de cem anos para se decompor na natureza.
Por isso, uma forma de economizar muitos copos descartáveis é presenteando cada funcionário com um copo de vidro ou uma caneca. Nesse copo, pode estar escrito o nome do funcionário, a logomarca da empresa e alguma mensagem para reflexão, por exemplo: “beba mais água”, “hidrate-se”, ou “obrigado por cuidar do planeta”.
Adote uma ferramenta de redução de custos
O monitoramento e avaliação das entradas e saídas do seu financeiro pode ajudar muito na tomada de decisões. Não tem como reduzir custos se você não tem uma noção mínima das receitas e gastos do seu negócio. Porém, se você tem esse processo de controle financeiro devidamente implementado, fica bem mais fácil saber se é hora de cortar gastos.
Para o controle de custos e despesas mais básico, uma planilha já ajuda. Nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita para pequenas empresas te ajuda a organizar as movimentações e ter a real visão do fluxo de caixa do seu negócio. Baixe e controle suas finanças com eficiência.
Você também pode começar a controlar melhor o seu financeiro utilizando, experimentando gratuitamente, nosso software de gestão financeira. Ele é simples, prático é fácil de usar.