Pular para o conteúdo
Início » Relatório financeiro completo: o que é importante analisar?

Relatório financeiro completo: o que é importante analisar?

Relatórios Financeiros são muito importantes quando pensamos na organização financeira de uma empresa. Neste blog post, te daremos algumas dicas para a realização de um bom relatório financeiro. Afinal, sabemos que nem sempre é uma tarefa simples registrar e padronizar tantas informações. 

O que é um Relatório Financeiro? 

Nada mais é que um compilado dos números do seu empreendimento. O relatório financeiro tem como objetivo oferecer informações para gestão do negócio. São esses documentos também que são usados para comprovar a saúde financeira de uma empresa.

Por isso, as informações precisam ser precisas e claras. Apresentar um relatório financeiro  à órgãos de fiscalização é um assunto sério, até porque uma falsa demonstração de resultados pode se tornar até mesmo crime. Assim, os responsáveis podem responder penalmente por estes atos.

Como o relatório financeiro ajuda na gestão da sua empresa? 

Infelizmente, muitos empreendedores ainda desconhecem a importância dos Relatórios Financeiros para o bom andamento de seu negócio. Mas lembre-se um bom relatório é fundamentado em fórmulas objetivas e plausíveis, que são capazes de medir com precisão como anda o setor financeiro de uma empresa.

Confira alguns relatórios que podem contribuir para a tomada de decisão da empresa: ⠀ 

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC): Este tipo de relatório financeiro é um dos mais utilizados e importantes dentro da rotina contábil de qualquer empresa. Ele é responsável pelo controle e análise do fluxo de caixa, ou seja, o saldo de entradas e saídas de capital de acordo com as movimentações financeiras de uma empresa. ⠀
  •  Demonstrativo de resultado do exercício (DRE):  Serve para avaliar os resultados de lucros ou perdas dentro de um determinado período. Para isso é analisado o fluxo de receitas, despesas e possíveis investimentos. ⠀ 
  • Balanço Patrimonial (BP) Trata-se de um documento que avalia a relação de ativos e passivos de um empreendimento. São contabilizados todos os ativos, ou bens, de uma empresa, incluindo bens líquidos e ativos físicos como veículos, imóveis, equipamentos etc.
  • Contas a pagar e contas a receber: obrigações financeiras da empresa com terceiros e de terceiros com a empresa.

Funções de um Relatório Financeiro

Os relatórios financeiros são a base para administração de uma empresa. Por exemplo, se um gestor quer aumentar a linha de produção de um produto, com um relatório financeiro, é possível estudar se a empresa terá recursos para comprar os recursos necessários. 

Além disso, um gestor que sabe como ler um relatório financeiro terá mais clareza ao fazer o controle financeiro e cálculos dos resultados da empresa. Esse documento pode ter informações contábeis. Entre todos os dados, alguns são cruciais como: 

  • Balanço Patrimonial: aponta quais são os bens, direitos e obrigações de uma empresa; 
  • Custos Operacionais: demonstra o custo de todas as operações e com funcionários; 
  • Liquidez da empresa: a rapidez que algum ativo da empresa pode se transformar em dinheiro; 
  • Resultados Obtidos: aponta quais são os gastos, receitas e lucro das atividades.

Como gerar relatórios financeiros de maneira rápida e prática 

Quem é empresário sabe, manter uma rotina contínua de geração de relatórios não é uma tarefa fácil e para isso você pode contar com a ajuda de um software de Gestão Financeira que torna esse processo mais rápido e prático. 

Com o Sistema de Gestão Financeira da Maqplan você tem acesso a todos os gráficos e índices necessários em um Relatório Financeiro. Tornando as  tomadas de decisões gerenciais mais rápidas e práticas. Experimente grátis por 7 dias e transforme a gestão da sua empresa!