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Avaliando a gestão de fornecedores do meu varejo

Se você tem uma loja no varejo, ter uma boa gestão de fornecedores é essencial para o sucesso da sua empresa. Essa organização é o que vai te ajudar a garantir a manutenção frequente de seu estoque e, consequentemente, com o menor custo e o melhor faturamento da loja. 

Parece algo óbvio, mas muitos dos pequenos empresários apresentam dificuldades em realizar essa administração. A consequência disso é que eles acabam enfrentando problemas com os fornecedores, e alguns exemplos são os atrasos na entrega, falha na comunicação, pagar caro por uma matéria-prima e outros fatores negativos. Pensando na saúde financeira da sua empresa, vamos falar mais sobre o assunto e explicar como melhorar a gestão de seus fornecedores.

O que é a Gestão de Fornecedores? 

É a estratégia que te auxilia a avaliar o impacto de risco e lucratividade que os fornecedores apresentam para sua empresa. Ou seja, é a prática de avaliar e governar as relações entre as várias atividades de comprador-fornecedor dentro de uma cadeia de suprimentos. 

A gestão e relacionamento com fornecedores tem o objetivo de agilizar e tornar mais efetivos os processos entre uma empresa e seus fornecedores, atuando para limitar riscos financeiros, comerciais e de reputação (gestão de riscos). 

Importância da Gestão de Fornecedores

Não tem como fugir, os fornecedores são cada vez mais necessários para apoiar a empresa na produção de seus produtos finais ou na realização de seus serviços. Por isso, a Gestão com Fornecedores se faz fundamental e as seguintes vantagens: 

  • Custos mais baixos: uma relação com fornecedores deve ser vantajosa para os dois lados e, ao gerenciá-los, a organização pode conseguir economias de custos a longo prazo, especialmente nos quesitos disponibilidade, qualidade e atrasos;
  • Eficiência melhorada: à medida que a relação com o fornecedor de uma organização se desenvolve, a comunicação melhora. Tal como acontece com qualquer relação, quanto mais o fornecedor conhece sobre a organização mais ele está apto a aumentar a eficiência de seus serviços. Caso haja qualquer imprevisto ou contratempo, é o forte relacionamento entre ambas as partes que tornará mais simples a resolução de problemas; 
  • Cadeia de suprimentos consolidada: quanto mais a organização e o fornecedor entenderem dos negócios uns dos outros, mais poderão ajudar-se. 

Resumindo, a importância da Gestão de Fornecedores é essencial, pois, traz a melhoria das operações, a racionalização da cadeia de suprimentos, a redução de custos e uma empresa financeiramente mais saudável.

Como melhorar a gestão de seus fornecedores? 

Melhorar a gestão de fornecedores na sua empresa é algo totalmente possível. Por isso, criamos um passo a passo para que você possa aprender e começar a implementar: 

Passo 1: Organize seus processos

Estabeleça os processos internos de sua empresa e tenha um controle automatizado e eficiente de estoque, pedidos de mercadorias, prazo de entregas, pagamentos, etc. Quando o varejista tem um bom controle do estoque, ele consegue planejar e fazer os pedidos com antecedência, o que facilita o cumprimento de prazos pelo fornecedor e garante que o cliente não tenha uma experiência negativa, caso chegue na loja para comprar um produto e não o encontre.

Passo 2: Avalie seus fornecedores

Atenção varejista é o seu dever analisar diversos aspectos antes da compra, como por exemplo, as condições de pagamento, o preço, a pontualidade na entrega, a qualidade dos produtos, entre outros fatores. Para fazer uma boa gestão de fornecedores no varejo, é essencial analisar se os prazos estabelecidos são realistas e se o fornecedor faz as entregas dentro da data e das condições combinadas, afinal, um atraso nesse processo pode atrapalhar o gerenciamento do estoque, comprometer seu faturamento e a experiência do cliente no local. 

E lembre-se: É fundamental verificar o preço dos concorrentes e ampliar as opções de compra. Empresas que ficam presas a um único fornecedor, geralmente, encontram dificuldades em obter descontos e negociar os valores.

Passo 3: Utilize uma comunicação eficiente para fazer a gestão de fornecedores no varejo

Uma das grandes dificuldades entre fornecedores e varejistas é manter um canal de comunicação claro e eficiente. Muitas vezes para que isso aconteça é necessário que os profissionais estejam disponíveis, o que nem sempre é possível, principalmente quando falamos de micros e pequenos empresários. 

De um lado, os vendedores precisam atender os lojistas e resolver dúvidas e problemas rapidamente, por outro, os varejistas devem estar acessíveis para conversar sobre ofertas, promoções e prazos. É preciso ter agilidade nas informações, principalmente em questões que necessitam de uma solução rápida, pois isso pode significar um diferencial de seu negócio perante os concorrentes. 

Atualmente no mercado, existem sistemas pelos quais os fornecedores conseguem acompanhar o estoque do varejista e, dessa forma, providenciar a reposição mais rapidamente, o que evita falta de produtos ou excesso de mercadorias paradas.

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