Aprenda o que é projeção de vendas e qual é a ideal para sua empresa!
Definir uma projeção de vendas é crucial para qualquer negócio que queira saber previamente qual o futuro das vendas, consequentemente, qual o seu lucro.
Essa previsão, em muitos negócios, não é feita estrategicamente como deveria, dessa forma prejudicando a gestão financeira da empresa e os vendedores que não têm um embasamento seguro para seguir.
Por isso, neste texto, ensinaremos o que é a projeção de vendas e como criar a ideal para sua empresa. Continue acompanhando se quiser saber mais!
O que é projeção de vendas?
A projeção de vendas se trata de uma previsão realizada por meio de cálculos com o intuito de projetar o futuro das vendas da sua empresa.
Ela é realizada para analisar um determinado período de tempo, como, por exemplo, um trimestre, um bimestre ou um ano todo.
Além disso, a projeção de vendas é a responsável por dizer-lhe se determinada ação nas vendas da sua empresa realmente vale a pena.
Por exemplo, é essa ferramenta de previsão que te indicará se você não deve investir na venda de determinado produto ou serviço, ou investir muito, já que a projeção pode apontar uma elevada taxa de venda.
Então, agora que você já sabe o que é a projeção de vendas, vamos partir para ensinar-lhe como criar o ideal para a sua empresa. Não deixe de acompanhar!
Como criar a projeção de vendas ideal para minha empresa?
Para criar uma projeção de vendas ideal é necessário que, antes, você tenha conhecimentos gerais sobre o funcionamento da sua empresa, se não as chances de a análise ser imprecisa é bem grande.
Visto isso, você precisa entender que não existe apenas um tipo de projeção de vendas, uma vez que cada empresa se identifica melhor com determinada previsão e muitos negócios de sucesso implementaram diferentes tipos de projeções.
Dessa maneira, separamos para você 2 tipos de projeções de vendas. Acompanhe!
Projeção de vendas de acordo com o funil de vendas
O funil de vendas é crucial para a organização do seu negócio, afinal de contas é ele que vai auxiliá-lo a escolher a melhor maneira de tratar o cliente com base em qual etapa do funil em que ele se encontra.
Mas não é só para ajudar com as suas vendas. A partir do funil é possível realizar uma boa projeção do que será vendido.
Para isso, primeiro, você terá que ter em mãos quantos clientes, daqueles que já foram contatados, realmente fecharam negócio com a sua empresa. Lembre-se de que você precisa escolher uma etapa do funil para realizar a sua previsão.
Depois, realize uma conta simples para conseguir encontrar a sua projeção da seguinte forma: total de vendas convertidas (negócios fechados) x 100 / total de negócios em alguma etapa do seu funil.
Assim, supondo que o seu total de vendas convertidas é 250 x 100 / 850 (vamos supor que escolhi o topo do funil). O resultado seria aproximadamente 29 vendas.
Ótimo… gostou desta projeção? Vamos fazer mais uma, então veja qual se adapta melhor ao seu negócio.
Projeção de vendas de acordo com sua margem de contribuição
Neste método, você precisa ter alguns dados sobre as suas vendas. Primeiro, descubra qual a média do valor pelo qual os seus produtos ou serviços são vendidos.
Em seguida, descubra qual é a média dos gastos que foram desembolsados para produzi-los. Então subtraia o seu preço médio pela média de gasto para, então, obter a sua margem de contribuição
Além disso, coloque na ponta da caneta os seus gastos fixos, ou seja, aqueles que estão inerentes a sua empresa.
Dessa forma, juntando os valores que você tem, aplique a fórmula: (custos fixos / margem de contribuição) x custo médio para produzir seus produtos) custos fixos.
Assim como seguimos a fórmula da projeção utilizando a pirâmide, também siga esta fórmula e chegue ao resultado da sua projeção de vendas!
Dessas duas projeções, veja qual se adapta melhor ao seu negócio. E uma dica de ouro que damos é escolher um software que faça uma gestão de vendas completas, dessa forma facilitando muito o seu trabalho para realizar a projeção.