A inadimplência dos clientes pode se tornar um grande problema para a sua empresa, se atingir níveis altos que reduzem o seu faturamento. Monitorar e reduzir as dívidas de seus clientes é fundamental. Por isso, neste texto vamos dar algumas dicas sobre como diminuir a inadimplência dos clientes do seu negócio.
Se você está interessado, acompanhe conosco no post até o fim!
Análise de crédito
Fazer vendas a prazo significa assumir riscos, uma vez que envolve a confiança de que o cliente não irá dar um calote ou atrasar o pagamento de seus débitos. Para que essa equação feche, uma das formas de evitar o risco de inadimplência é conhecer bem o cliente para o qual a sua empresa vende no prazo.
Muitos lojistas e empresários conhecem pessoalmente seus clientes, assumindo os riscos da confiança. Entretanto, nem sempre é possível realmente saber se uma pessoa tem o hábito de honrar a todos os seus débitos. É nessa hora que entra em cena os instrumentos de análise de crédito, tão úteis para proteger o patrimônio de quem vende.
Você encontra no mercado instituições que oferecem bases de dados nacionais de proteção ao crédito, com detalhamento dos hábitos de compra dos clientes, restrições financeiras, duplicatas protestadas, débitos gerais, ações na justiça, dados cadastrais, entre outras informações.
Estas ferramentas são úteis para que a sua empresa decida com mais precisão para quem vender ou não vender. Se a sua empresa decidir vender a prazo para negativados, poderá aplicar uma taxa de juros mais alinhada ao risco que aquele cliente oferece.
Aprimoramento das cobranças
Outras empresas, por sua vez, tem muitos problemas com inadimplência porque tem dificuldades em gerir os registros de débitos dos clientes. Quando vê, as dívidas dos clientes já são responsáveis por grandes prejuízos.
Para vencer esta dificuldade, a solução é bastante simples. Utilize um sistema de gestão administrativa e financeira que permite aos gestores da sua empresa ter estatísticas atualizadas dos débitos em atraso e dos valores a receber.
Assim, fica mais fácil para a sua empresa realizar cobranças extrajudiciais ou até mesmo reunir as informações sobre os débitos dos clientes para uma eventual ação na Justiça contra o devedor. A Maqplan oferece a solução que o seu empreendimento precisa, simples e fácil de usar.
Mudar formas de pagamento
Existem formas de pagamento que são fáceis de operar, pois podem ser geridas internamente sem custos acessórios. Entretanto, o crediário próprio e o recebimento por cheques traz muito risco de calotes e atrasos por parte dos clientes.
Por isso, uma dica que damos é: pare de trabalhar com estes meios de pagamento. Hoje, a maioria dos clientes já possui cartões de crédito e débito que, apesar de cobrar uma pequena taxa do lojista, têm a vantagem de terceirizar a cobrança do cliente, mandando o risco do calote para a operadora do cartão.
A Maqplan também oferece à sua empresa serviços de varejo, incluindo maquininha de cartão com as menores taxas do mercado. Conheça e livre a sua empresa da inadimplência dos clientes.