Pular para o conteúdo
Início » Controle de Estoque – Os métodos mais utilizados

Controle de Estoque – Os métodos mais utilizados

O controle de estoque é importante para a empresa, pois traz uma série de vantagens como redução de custos, redução de perdas, possibilita entender a demanda exigida pelos clientes, permite negociar melhores preços com o fornecedor e se planejar a longo prazo.

Porém há muitas formas de se fazer esta gestão do estoque, por isso, vamos abordar algumas das práticas mais adotadas adiante.

Metodologias

PEPS – Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Da sigla em inglês FIFO, First In, First Out. Neste método, as mercadorias mais antigas disponíveis em estoque são as primeiras a sair. Esta prática evita que os itens mais antigos percam a validade ou que fiquem obsoletos, como em supermercados, por exemplo.

Permite a venda de mercadorias de acordo com o valor de custo, uma vez que as saídas são efetuadas de acordo com a data de compra e, consequentemente, corrigido pelo valor em que foi adquirida na época.

Veja:

Lote 1 – Entrada em 01/08/2020 – 10 unidades à R$ 1,00

Lote 2 – Entrada em 07/08/2020 – 15 unidades à R$ 0,90

Lote 3 – Entrada em 14/08/2020 – 05 unidades à R$ 1,10

As primeiras mercadorias a sair devem ser as do lote 1, seguindo para o lote 2 quando esgotarem, posteriormente o lote 3 e assim por diante.

Custo médio – Conhecido também como MPM, que quer dizer Média Ponderada Móvel. É um cálculo simples que considera o preço de custo da mercadoria adquirida em função da quantidade. Achou complicado? Veja como funciona no cenario de Controle de Estoque:

Lote 1 – 10 unidades à R$ 10,00

Lote 2 – 20 unidades à R$ 20,00

Custo Total = R$ 10,00 + R$ 20,00 = R$ 30,00

Quantidade Total = 10 unidades + 20 unidades = 30 unidades

Custo Médio = R$ 30,00 / 30 unidades, ou seja, R$ 1,00 a unidade.

E a cada nova entrada, o valor deve ser atualizado. Considere uma terceira entrada dessa mesma mercadoria:

Lote 1 – 10 unidades à R$ 10,00

Lote 2 – 20 unidades à R$ 20,00

Lote 3 – 15 unidades à R$ 30,00

Custo Total = R$ 10,00 + R$ 20,00 + R$ 30,00 = R$ 60,00

Quantidade Total = 10 unidades + 20 unidades + 15 unidades = 45 unidades

Custo Médio = R$ 60,00 / 45 unidades, ou seja, R$ 1,34 a unidade aproximadamente.

Sempre que houver uma nova entrada de mercadoria, o cálculo deve ser refeito para que os preços se mantenham atualizados e confiáveis, muito importante para o planejamento financeiro a longo prazo.

Just in time – Quer dizer “na hora certa”, ou seja, o seu estoque estará sempre no menor nível possível para atender as demandas da empresa. Esta estratégia traz baixo custo devido à pouca mercadoria em estoque, elimina a necessidade de armazenamento.

Ideal para quem está começando ou para quem prefere ter maior liquidez na empresa. Não indicado para negócios que precisem de estoque como material de construção, supermercados e afins.

No entanto, é necessário um acompanhamento rígido e uma boa logística. É importante parcerias com bons fornecedores e transportadoras para garantir quantidade e frequência no reabastecimento do estoque e evitar perda de bons negócios por falta de produto.

Mãos à obra

Agora que você conhece as práticas mais adotadas no mercado, veja a que é mais adequada para sua empresa e comece a praticar o controle de estoque. E fique ligado, as metodologias aceitas pela Receita Federal para fins de imposto são PEPS e Custo Médio. Caso tenha dúvidas, converse com sua contabilidade a garanta máxima eficiência e tranquilidade para sua empresa.