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Como a sua empresa pode controlar inadimplência em meio à crise

Basicamente, inadimplência é a falta de pagamento na data de vencimento. Em tempos de crise, é comum aumento do número de clientes que não efetuam o pagamento e se tornam inadimplentes. E a notícia ruim é que, se a sua empresa não está preparada para lidar com isso, a saúde financeira do seu negócio será afetada. 

Existem meios e métodos que podem te ajudar na redução de clientes que não pagam pelo serviço e que também podem ajudar na organização dos seus processos de cobrança e auxiliar a saúde financeira da empresa. Por isso, reunimos uma série de informações e dicas para que você consiga lidar a inadimplência mesmo em meio à crise.  

Comece pensando em soluções para reduzir os casos de inadimplência 

Se o seu negócio é recorrente, ou seja, é um serviço por assinatura, você já reduz as chances de inadimplência. Esta é uma maneira inteligente de fidelizar aqueles clientes que enxergam valor no produto que você oferece. 

É muito importante que você tenha em mente que existem dezenas de custos também para manter o serviço da sua empresa “de pé”. Por isso, é necessário pensar sempre em soluções que possam aprimorar os processos de pagamento e evitar inadimplência em meio à crise. 

A assinatura do serviço oferece a opção de tornar os pagamentos dos clientes recorrentes. O pagamento recorrente é a base do crescimento e desenvolvimento de um negócio baseado em assinatura, e esse tipo de solução pode reduzir a inadimplência e manter o fluxo de caixa

Conheça as ações para reduzir a inadimplência 

Os 4 passos estão divididos da seguinte forma: 

  1. Organize-se: sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento 

O primeiro passo no combate à inadimplência é ter um bom sistema de gestão e mapear o processo de pagamento pelo qual o cliente passa. Determine um profissional de sua equipe para acompanhar diariamente a inadimplência e a melhoria dos processos. Dependendo do tamanho da operação, pode ser uma pessoa do departamento financeiro

  1. Acompanhe os números diariamente 

Para criar as melhores estratégias para diminuir a inadimplência, é preciso acompanhar diariamente os números gerais – qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, entender os principais motivos e identificar melhorias e falhas no processo.

  1. Tenha uma régua de cobrança efetiva 

Dentro de um bom processo de cobrança também é preciso criar uma excelente régua de cobrança. A régua determina espaços de tempo e meios de lembrar o seu cliente sobre o pagamento.

  1. Esteja pronto para fazer acordos 

Em muitos casos, receber o valor total de forma rápida e de uma vez só não é possível. Nestes momentos, é importante ter uma política de realização de acordos com os clientes. Você pode não ter o valor total de forma rápida como gostaria, porém realizar um acordo é uma forma de obter o comprometimento de que o valor devido será pago em uma data estipulada.

Automatize sua empresa

Para acompanhar melhor dados inadimplência na sua empresa você pode contar com a ajuda da tecnologia. Um Sistema de Gestão Financeira pode te ajudar a manter em dia o fluxo de caixa da empresa.

A gestão financeira com lançamento fácil das contas a pagar e receber, faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio. E para isso, você pode contar com a ajuda do Sistema de Gestão Financeira Maqplan.

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