Basicamente, inadimplência é a falta de pagamento na data de vencimento. Em tempos de crise, é comum aumento do número de clientes que não efetuam o pagamento e se tornam inadimplentes. E a notícia ruim é que, se a sua empresa não está preparada para lidar com isso, a saúde financeira do seu negócio será afetada.
Existem meios e métodos que podem te ajudar na redução de clientes que não pagam pelo serviço e que também podem ajudar na organização dos seus processos de cobrança e auxiliar a saúde financeira da empresa. Por isso, reunimos uma série de informações e dicas para que você consiga lidar a inadimplência mesmo em meio à crise.
Comece pensando em soluções para reduzir os casos de inadimplência
Se o seu negócio é recorrente, ou seja, é um serviço por assinatura, você já reduz as chances de inadimplência. Esta é uma maneira inteligente de fidelizar aqueles clientes que enxergam valor no produto que você oferece.
É muito importante que você tenha em mente que existem dezenas de custos também para manter o serviço da sua empresa “de pé”. Por isso, é necessário pensar sempre em soluções que possam aprimorar os processos de pagamento e evitar inadimplência em meio à crise.
A assinatura do serviço oferece a opção de tornar os pagamentos dos clientes recorrentes. O pagamento recorrente é a base do crescimento e desenvolvimento de um negócio baseado em assinatura, e esse tipo de solução pode reduzir a inadimplência e manter o fluxo de caixa.
Conheça as ações para reduzir a inadimplência
Os 4 passos estão divididos da seguinte forma:
- Organize-se: sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento
O primeiro passo no combate à inadimplência é ter um bom sistema de gestão e mapear o processo de pagamento pelo qual o cliente passa. Determine um profissional de sua equipe para acompanhar diariamente a inadimplência e a melhoria dos processos. Dependendo do tamanho da operação, pode ser uma pessoa do departamento financeiro
- Acompanhe os números diariamente
Para criar as melhores estratégias para diminuir a inadimplência, é preciso acompanhar diariamente os números gerais – qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, entender os principais motivos e identificar melhorias e falhas no processo.
- Tenha uma régua de cobrança efetiva
Dentro de um bom processo de cobrança também é preciso criar uma excelente régua de cobrança. A régua determina espaços de tempo e meios de lembrar o seu cliente sobre o pagamento.
- Esteja pronto para fazer acordos
Em muitos casos, receber o valor total de forma rápida e de uma vez só não é possível. Nestes momentos, é importante ter uma política de realização de acordos com os clientes. Você pode não ter o valor total de forma rápida como gostaria, porém realizar um acordo é uma forma de obter o comprometimento de que o valor devido será pago em uma data estipulada.
Automatize sua empresa
Para acompanhar melhor dados inadimplência na sua empresa você pode contar com a ajuda da tecnologia. Um Sistema de Gestão Financeira pode te ajudar a manter em dia o fluxo de caixa da empresa.
A gestão financeira com lançamento fácil das contas a pagar e receber, faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio. E para isso, você pode contar com a ajuda do Sistema de Gestão Financeira Maqplan.
Experimente gratuitamente e tenha uma visão completa da saúde financeira do seu negócio.