Sabemos que a emissão de nota fiscal são de suma importância para os negócios. Apesar de ser um assunto amplamente conhecido no mundo corporativo, ainda encontramos diversos empreendedores não possuindo o conhecimento necessário acerca da importância da emissão desse tipo de documento.
Mesmo que seja comum pensarmos que a NF é um documento importante para clientes, também precisamos entender que a nota fiscal também garante um papel importante para a pessoa jurídica e seu relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até é final e confira a importância da emissão da nota fiscal em sua empresa.
Nota Fiscal: uma garantia para a empresa e seus produtos
Como já sabemos, a nota fiscal nada mais é do que um documento emitido no ato da compra ou serviço pela própria empresa, contendo todos os dados referentes ao pagamento, descrição do produto, encargos, entre outras informações importantes.
Por isso, a emissão de NF deve ser obrigatória, cuja prática é exigida pelos órgãos legislativos competentes. O não cumprimento da liberação da nota fiscal pode ocasionar crime de sonegação fiscal, contribuindo para multas e penalidades.
Dessa forma, os valores das penalidades podem ir de 10% a 100% sobre cada nota autuada, e também pode ser cumulativo. Portanto, todos os negócios precisam estar cientes sobre a seriedade dessa regulação, sobretudo pelo fato de os órgãos fiscais possuírem sistemas inteligentes para o monitoramento de processos suspeitos.
Qual a importância de emitir nota fiscal para a minha empresa?
Para podermos entender a devida importância da geração de nota fiscais nos negócios, vamos listar abaixo algumas considerações. Confira:
1. Credibilidade
Antes de tudo, a emissão de notas fiscais oferece credibilidade aos negócios, já que é por meio desses documentos onde é possível comprovar os acordos e processos legais dos produtos, bem como o pagamento de seus respectivos tributos. Em consequência disso, você oferece mais confiança aos seus clientes, fornecedores e parceiros.
2. É um direito do seu cliente
Em suma, sabemos que a nota fiscal é um direito obrigatório do consumidor. Caso ele adquira algum produto com defeito, por meio desse documento, ele pode exigir a restituição ou substituição da quantia paga no abatimento do preço, e isso é definido por lei.
3. Mantém a empresa em dia com suas obrigações
Como bem sabemos, manter a empresa em dia com suas obrigações fiscais é de suma importância para o mercado. Entretanto, é comum ouvirmos falar que apenas as grandes empresas precisam se atentar a importância do pagamento de tributos e processos relacionados. Porém, as pequenas empresas também precisam organizar suas operações fiscais.
Caso contrário, multas e penalidades atribuídas pelos órgãos fiscalizadores podem prejudicar o negócio e oferecer uma reputação negativa para o mercado.
Conclusão
Conforme vimos, as empresas precisam estar atentas à seriedade da emissão de notas fiscais. Não somente para garantir os direitos de seus clientes, mas também de seus direitos enquanto pessoa jurídica, a fim de evitar processos penais, multas e dentre outras sugestões de órgãos fiscalizadores competentes.
Portanto, agora que você já sabe a importância de emitir a nota fiscal em sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e experimente o nosso Sistema de Gestão Financeira para um controle eficiente do seu negócio, ajudando-o a estar em dia com suas obrigações fiscais.