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Previsão de vendas no varejo: entenda o conceito e os métodos

Você já ouviu falar de previsão de vendas no varejo? Se não, já passou da hora de entender melhor sobre o assunto. Mas algo muito importante é começar se perguntando: considerando as suas negociações atuais, você consegue prever quanto em vendas será capaz de gerar até o final do mês? 

Apesar desse tipo de pergunta ser recorrente na vida de empresários do varejo. Porém, a grande questão é que as respostas acabam se baseando apenas no “feeling” dos vendedores, sem maior embasamento técnico. Mas essa realidade pode e deve mudar, saiba como: 

Primeiro passo, aprenda o que é a Previsão de Vendas

A previsão de vendas é uma estimativa de quanto será a receita da empresa em determinado período de tempo. Esta informação auxilia os gestores a fazer planejamentos e identificar onde é preciso melhorar e investir. A previsão de vendas é um indicador importante e é aliada para aquelas empresas que buscam crescimento e consolidação no mercado.

Conheça os benefícios da Previsão de Vendas

Empresas que se preocupam em fazer a previsão de vendas conseguem ter uma visão real do próprio negócio, evitando otimismo excessivo e estagnação da organização. Outro ponto positivo da previsão de vendas é um melhor direcionamento de quais investimentos que devem ou não ser feitos naquele momento.. 

Com as informações obtidas por meio dessa projeção, o gestor também se torna capaz de adaptar as estratégias e planejar campanhas específicas para determinados períodos, aumentando suas vendas com assertividade.

Tipos de Previsão de Vendas

  1. Previsão baseada em margem de contribuição: Este tipo de previsão de vendas deve ser feito em conjunto com outros métodos, por ser voltada para cenários gerais. Antes de fazer este tipo de previsão, calcule a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio. 
  1. Previsão baseada em mercado: Se o seu volume de vendas é afetado pela sazonalidade, esta é a previsão mais indicada para o seu negócio. Para fazê-la, é preciso se basear em um negócio da mesma área de atuação, que seja localizado próximo ao seu e que seja semelhante ao seu.
  2. Previsão baseada em experiências passadas: Se para você o melhor é fazer projeções com base em suas próprias experiências, então esta é a previsão mais indicada para a sua empresa. Para cada mês, destaque uma ação realizada que influenciou no resultado. Analise se o resultado foi positivo ou negativo. Mas atenção: para fazer este tipo de previsão, sua empresa precisa ter, no mínimo, seis meses de vida.

Torne a previsão de vendas mais confiável 

Agora você já sabe o que é a previsão de vendas no varejo, seus benefícios e como aplicar é importante que você disponha dos dados necessários e considere o recorte de tempo adequado. Uma previsão de vendas confiável precisa de bons dados para sustentá-la. Se a sua operação comercial está iniciando agora, é bastante provável que ainda leve algum tempo até que a qualidade se torne adequada. Isso acontece pois será o seu histórico que te ajudará a identificar padrões que permitam traçar projeções mais confiáveis.

Outra maneira de melhorar sua previsão de vendas é contar com a ajuda de um software que faça esse controle financeiro de forma rápida e confiável. Para isso, você pode contar com a Maqplan. Que tal fazer um teste grátis? 

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