Depois de tomar a decisão inteligente de utilizar um sistema de gestão financeira, é a hora de aprender a controlar e organizar suas finanças no sistema da Maqplan.
É muito simples e intuitivo, mas para garantir um bom entendimento, nós preparamos esse artigo para sanar as dúvidas de quem está dando os primeiros passos no sistema.
Primeiros Passos com o Sistema Maqplan
Ao entrar no período de trial (teste grátis), o sistema já vai te dar algumas orientações a sobre telas importantes, como cadastro de clientes e produtos, cadastro de movimentações financeiras e emissão de notas e boletos.
Outro menu importante é o de configurações, que é para gerenciamento de usuários, cadastrar dados financeiros como conta bancária e meios de pagamento.
É importante que você importe os seus dados financeiros para o sistema, dessa forma ele irá atualizar com suas informações e você vai passar a usufruir do sistema da melhor forma. Indo em configurações → importações de dados, tem-se o passo a passo para realizar a importação. Basta preencher e subir o modelo de planilha com suas informações que o sistema irá atualizar.
Já o menu lateral, dá uma visão completa das funcionalidades do sistema, como painel de dados, vendas, compras, estoque, entre outros. Neste menu é possível navegar por todas as telas do sistema.
Principais funcionalidades do sistema de gestão financeira
Depois de entender os primeiros passos no seu novo sistema de gestão financeira, vamos explorar mais a fundo as principais funcionalidades.
A tela inicial do sistema Maqplan é o Dashboard, ou seja, o painel com os dados financeiros e de vendas da sua empresa.
Logo em cima, existe a opção “painel de vendas” e “painel financeiro”. Cada painel vai dar uma visão dos seus respectivos dados. No painel de vendas, é possível visualizar o total de vendas no período, o número de clientes, o ticket médio (valor médio de suas vendas).
Já o painel financeiro mostra dados de saldo atual (lucro ou prejuízo), saldo projetado, contas a pagar, contas a receber e atrasos de pagamento.
Tanto no painel de vendas quanto no painel financeiro, é possível ajustar o período em que a visualização dos dados é feita, podendo ser diária, semanal, mensal, trimestral, anual ou em um período personalizado por você.
Nas telas de “Financeiro”, as movimentações financeiras da empresa podem ser acompanhadas com detalhes. Basta clicar em despesas, receitas, transferências ou lançamentos que os dados importados serão visualizados de forma amigável. É possível, ainda, categorizar as despesas com fixas, variáveis, impostos, investimentos, ou organizar da forma que você você achar melhor.
Ainda no menu lateral, as próximas telas são de “Vendas”, “Compras”, “Estoque”, “NF-e”, “Contábil”, “Relatórios” e “Planos”. Confira as principais funcionalidades de cada uma:
- Vendas: emissão de nota fiscal, registrar pedidos de vendas, clientes, vendedores e operadores de caixa;
- Compras: cadastro de fornecedores e transportadoras;
- Estoque: cadastro e acompanhamento de produtos, inventários e promoções;
- NF-e: emissão de nota fiscal eletrônica, status de processamento das notas e exportação XML;
- Contábil: compartilhamento de informações com o contador da empresa;
- Relatórios: relatórios gerenciais de vendas, estoque e financeiro
- Assinatura: planos do sistema Maqplan.
Hora de colocar em prática!
Agora que você já entende os primeiros passos e principais funcionalidades para organizar as finanças da sua empresa no seu novo sistema de gestão financeira, chegou a hora de colocar em prática!
Lembre de ir nas configurações de importação para preencher o sistema com os dados da sua empresa. É muito importante para que você consiga utilizar as funcionalidades de maneira completa.
Caso tenha mais dúvidas, não deixe de acessar nossa Central de Ajuda! Lá temos conteúdos completos para te ajudar nessa jornada de sistema de gestão financeira.
Ainda não assinou o sistema da Maqplan? Aproveite o período grátis de teste e transforme a gestão financeira da sua empresa.