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Credenciamento – Do que se trata e como fazer

Para que serve o Credenciamento na SEFAZ?

O credenciamento do seu CNPJ é feito para que torne a sua empresa apta para emissão de algum documento eletrônico. É muito comum para empresas que emitem nota fiscal eletrônica, NF-e, e nota fiscal ao consumidor eletrônica, NFC-e. Fazendo o credenciamento você está informando e solicitando autorização da SEFAZ do seu estado para emitir tais documentos.

Como credenciar o meu CNPJ?

Primeiramente, é necessário que o seu certificado digital esteja instalado no computador e dentro do prazo de validade. Ele será utilizado para validar os dados da sua empresa ao acessar o site da SEFAZ.

Para credenciar o seu CNPJ e torna-lo apto a emissão de um documento eletrônico, como NF-e ou NFC-e, por exemplo, é necessário acessar o site da SEFAZ de seu estado.

No processo de credenciamento, pode ser necessário informar alguns dados como: nome do solicitante, qual cargo ocupa na empresa (sócio ou gerente por exemplo), CPF do solicitante, telefone e e-mail para contato. Informar estes dados pode ser obrigatório dependendo da SEFAZ do seu estado. Fique atento para informar dados válidos se forem solicitados.

O prazo para credenciamento varia conforme a SEFAZ de cada estado. O seu CNPJ pode ser habilitado para emitir um documento imediatamente após o credenciamento ou pode levar até 48 horas úteis para liberar a emissão.

Ao credenciar o seu CNPJ, um código de segurança é gerado, o CSC. Este código só é conhecido pela SEFAZ e por você, não deve ser compartilhado com ninguém. É a chave de segurança que garante que é você que está emitindo um determinado documento. O CSC deve ser configurado no sistema emissor juntamente com os dados de sua empresa e o seu certificado digital.

Confira abaixo a lista de sites da SEFAZ por estado