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Tipos de inventário – Saiba qual é o melhor para o seu negócio

Conversamos em outros artigos a respeito da importância do controle de estoque e dos benefícios que traz ao negócio. O inventário de estoque é um método importante que faz parte desta gestão. Portanto vamos nos aprofundar um pouco mais e falar sobre os tipos de inventário mais utilizados. Veja quais são e qual se adequa melhor a sua empresa.

Tipos de Inventário: Inventário anual

Como se pode deduzir pelo nome, este inventário é realizado anualmente e, geralmente, uma vez por ano. Muito comum dentro das empresas, este inventário é realizado no final do ano e é indicado para finalizar o período fiscal. Ajuda a entender o que tem no estoque e a se programar para o próximo ano.

Este tipo de inventário demanda muito tempo, sendo, por vezes, necessário fechar as portas da empresa para fazer a contagem do estoque. Após a contagem das mercadorias, os números do estoque são comparados aos números de compras e vendas.

Veja um exemplo:

  • Nota de compra – 10 produtos.
  • Vendas efetuadas – 8 produtos.
  • Contagem de estoque – 2 produtos.

A grande desvantagem é que, caso haja alguma inconsistência com o estoque contado, só será percebida depois de muito tempo, o que afeta a tomada de decisão e pode influenciar negativamente o financeiro da empresa.

Também é indicado para a gestão de estoque cujos produtos sejam perecíveis. É muito comum em empresas de varejo que querem renovar todo o estoque para o próximo ano, por exemplo.

Tipos de Inventário: Inventário periódico

Este inventário deve ser realizado em períodos específicos, que são determinados de acordo com as necessidades do negócio.

Vamos tomar como exemplo uma loja de roupas, que geralmente renova a coleção de acordo com a estação do ano. Sendo assim, é necessário realizar inventários para o verão, outono, inverno e primavera.

O objetivo aqui não é identificar perdas ou extravios, por exemplo, mas sim renovar o estoque para próxima estação.

Tipos de Inventário: Inventário rotativo ou cíclico

Aqui a contagem dos produtos em estoque é feita de maneira contínua. Costuma-se dividir as mercadorias em grupos ou categorias. Em seguida, define-se um período específico para o inventário de cada um desses grupos ou categorias.

Veja um exemplo do inventário realizado em supermercado:

  • Bebidas (contagem na segunda-feira).
  • Sucos.
  • Refrigerantes.
  • Cervejas.
  • Limpeza (contagem na terça-feira).
  • Desinfetante.
  • Sabão líquido.
  • Amaciante.

Observe que para cada dia, existe um grupo de produtos que serão contados. Desta forma é mais rápido coletar os produtos de uma determinada categoria e os dados estão sempre atualizados.

O período em que esta contagem será realizada deve ser definido de acordo com o giro das mercadorias. Quanto mais entradas e saídas de mercadoria, como é o caso de um supermercado movimentado, maior é a frequência com que a contagem de estoque é realizada e menor é o intervalor entre elas.

Neste modelo é possível confiar nos dados, já que são constantemente atualizados, identificar perdas ou extravios rapidamente, evitar perda de produtos e planejar melhor o financeiro da empresa. Além de negociar melhores preços com os fornecedores em razão do volume de mercadorias.

Outras considerações

É possível notar que a frequência da realização de inventários determina um maior grau de confiança nos dados obtidos e, com isso, uma melhor gestão do estoque e todos os seus benefícios.

Pense no uso de softwares de automação que disponham de funcionalidades que contribuam para o controle de estoque como a realização de inventários, gestão de notas de compras e vendas. O uso de equipamentos, como o coletor de dados, também facilita e traz agilidade.

Converse com a empresa responsável pelo seu sistema de automação e tenha sempre em mãos o melhor que a tecnologia pode oferecer para sua empresa.