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Abrindo uma empresa no varejo: 5 erros de quem está começando

Erros acontecem no mundo dos negócios, principalmente quando você está abrindo uma empresa no varejo pela primeira vez. Mesmo assim, isso não quer dizer que você precise cometer os erros mais básicos. Um pouco de informação nesse início de jornada pode evitar muita dor de cabeça.  

Afinal, a gente sabe que a decisão de começar um negócio próprio é um grande marco na vida de qualquer pessoa. Seja para aproveitar uma grande oportunidade, seja pela necessidade de conseguir uma nova fonte de renda, essa é uma das melhores formas de alcançar a tão desejada independência financeira. No entanto, existem alguns erros ao abrir uma empresa no varejo. 

Conheça agora os 5 principais erros que você não pode cometer ao começar seu negócio!

Não analisar a concorrência

Ao abrir uma empresa no varejo, é bem provável que você não esteja sozinho no segmento que escolheu para atuar, na verdade você deve esperar por uma concorrência acirrada. Por isso, é fundamental fazer uma análise aprofundada sobre os concorrentes de mercado antes mesmo de dar início às atividades. 

Então, faça uma pesquisa, verifique quantas empresas semelhantes à sua existem na mesma localidade e em regiões próximas. Como é provável que esses sejam os principais concorrentes, você pode começar tomando como base as características de tais empreendimentos, analisando os pontos fortes e fracos. 

E lembre-se: Esse cuidado vale também no caso de lojas virtuais, já que a concorrência costuma ser ainda mais acirrada. Sem ter um panorama a respeito desse desafio, o gestor dificilmente conseguirá oferecer diferenciais e competir pela mesma base de clientes.

Deixar de desenvolver um plano de negócios 

Não é a primeira vez que falamos isso por aqui, mas nesse caso, repetir nunca é demais, um bom planejamento é ESSENCIAL!  Se já pensou em todos os detalhes sobre o funcionamento da sua empresa, é fundamental colocar tudo isso no papel. 

Afinal, quando registramos as diretrizes do negócio de forma clara, fica mais fácil tomar decisões e enfrentar os desafios que são inevitáveis para qualquer empresário. Infelizmente, muitos negligenciam esse cuidado, então não cometa esse erro. 

Desenvolver um plano de negócio para dar início à empresa é mais fácil do que pode parecer. Basta seguir os seguintes passos:  

  • comece definindo seu conceito geral, como os produtos ou serviços que serão oferecidos e qual será o público-alvo; 
  • Estabeleça quais serão as metas organizacionais, bem como objetivos de curto e médio prazo. 
  • Faça uma estimativa dos recursos materiais e financeiros que serão necessários para garantir as operações sem grandes surpresas;

Seguindo esses passos, você consegue elaborar um plano de negócios que servirá de orientação para colocar a nova empresa no rumo do crescimento.

Abrir uma empresa no varejo sem ter capital de giro 

Por diversas vezes falamos sobre o capital de giro. De forma resumida, o capital de giro é a reserva de recursos que toda empresa deve ter para cumprir com suas obrigações financeiras e manter tudo funcionando dentro da normalidade. 

Ou seja, se você está abrindo uma empresa no varejo, esse é o dinheiro que deve existir no caixa para pagar despesas como contas de consumo, pagamento de fornecedores, custos logísticos, salários. Também envolve a cobertura de situações inesperadas, como alguma necessidade de manutenção ou gastos extraordinários. 

Quando você abre uma empresa no varejo sem essa provisão corre grande risco de enfrentar sérios problemas no equilíbrio das contas, já que fica vulnerável caso algo fora do esperado aconteça. Há também casos em que o empresário erra no cálculo e acaba reservando um valor inferior ao necessário para garantir uma operação financeiramente saudável. 

E sempre vale reforçar que, misturar as finanças pessoais com as da empresa é um erro que todo empresário deve evitar, sob o risco de comprometer tanto o orçamento do negócio quanto o próprio bolso. Por isso, o ideal é reservar uma quantia para fluxo de caixa e utilizá-la exclusivamente para esse fim.

Precificar de forma inadequada 

Aprender como precificar os produtos da sua loja é algo muito importante. E quando você não sabe fazer isso, esse pode ser outro problema que pode refletir diretamente no caixa da empresa. Quando isso acontece, torna-se comum chegar ao fim do mês com resultados negativos mesmo quando o volume de vendas foi satisfatório. 

Na expectativa de atrair consumidores, é comum que alguns novos gestores pratiquem preços que acabam se mostrando insuficientes para cobrir os custos de operação e garantir a margem de lucro. A grande verdade é que a correta precificação envolve vários fatores que vão desde o investimento realizado no negócio até o público-alvo. 

Para lidar com todas essas variáveis, existem algumas fórmulas e conceitos que ajudam bastante nessa tarefa. Aprender mais sobre esse assunto ou então contar com o auxílio de um contador são ótimas maneiras de definir os preços certos para sua loja. 

Acreditar que consegue fazer tudo sozinho! 

Você está abrindo sua primeira empresa no varejo e por isso toda ajuda nesse momento é válida. Que tal contar com um sistema com soluções completas de gestão empresarial? Com ele você pode gerenciar todo o seu negócio de qualquer lugar. 

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