Pular para o conteúdo
Início » Ticket Médio: aprenda a utilizar esse indicador na sua empresa

Ticket Médio: aprenda a utilizar esse indicador na sua empresa

Você já deve saber a importância de mensurar os resultados da sua empresa por meio de indicadores de desempenho. Hoje vamos falar de um indicador extremamente importante para a saúde financeira do seu negócio: O ticket médio. 

Você já ouviu falar em ticket médio?  

O cálculo do ticket médio serve como indicador de desempenho das atividades do seu negócio. Ele aponta, principalmente, a média do valor gasto por cliente em produtos ou serviços da sua empresa em um determinado período de tempo. O ticket médio, juntamente com outros dados comerciais e indicadores financeiros, mostra informações preciosas para planejar o futuro das suas vendas.

Qual a importância desse indicador?

Se você tem uma loja no varejo, o ticket médio é uma das métricas mais importantes do seu negócio. Afinal, é ele que te oferece informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de melhorar os resultados.

Como analisar o ticket médio? 

Esse indicador, deve ser analisado com base em um histórico, nunca de forma isolada no tempo, uma vez que seu objetivo é demonstrar os resultados em intervalos e isolá-lo não trará um retrato fiel da situação. É necessário analisar todos os cenários possíveis, como as questões sazonais. Por exemplo, na época de chuvas, o aumento da venda de guarda-chuvas aumenta consideravelmente, em relação aos tempos de seca.

Outra questão que precisa ser levada em conta é que, este é um indicador muito particular e varia de acordo com o mercado em que a empresa está inserida. Por exemplo, uma concessionária de veículos terá, geralmente, um ticket médio maior que uma papelaria. No entanto, isso não quer dizer que a papelaria não dê lucro, ou, até mesmo, que não seja um negócio mais rentável que a concessionária, uma vez que os valores de seus produtos são muito diferentes. 

O que deve ser levado em consideração sempre na hora de analisar esse indicador é o próprio histórico de vendas da empresa, pois, aí sim, podemos verificar a real situação do ticket médio e trabalhar o seu crescimento. 

E por fim, é essencial entender que buscar incrementar o ticket médio é um movimento muito mais natural do que buscar novos clientes, uma vez que o investimento para vender para atuais consumidores é muito menor. 

Como é feito o cálculo do ticket médio? 

O cálculo do ticket médio é simples, uma vez que se trata de uma média de valor. E lembre-se, é possível encontrar uma média geral, acerca de tudo que é vendido, mas também é possível sobre determinados produtos e serviços. 

Para calcular o ticket médio, você precisa conhecer dois parâmetros:

  • o valor total faturado; 
  • o número de pedidos. 

Simplificando ainda mais, a fórmula fica da seguinte forma: 

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos 

E atenção: O ideal é fazer o cálculo mensalmente, dessa forma, é possível criar um histórico.

Para ter acesso à esse e outros indicadores importantes para medir a prosperidade do seu negócio, utilize o Sistema de Gestão Empresarial da Maqplan. Experimente gratuitamente e gerencie a sua empresa de qualquer lugar.