O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, chamar a atenção do cliente para o seu ponto de vendas tem se transformado em um verdadeiro desafio. Porém, existem algumas formas de se superar essa dificuldade. Vamos entender um pouco mais sobre o que é o PDV e como implementar ponto de venda adequado na sua loja.
Como funciona um PDV?
O PDV é um software utilizado, no comércio, e tem como finalidade a realização das vendas, com emissão de documentos fiscais. Ou seja, o PDV é essencial para que você possa controlar as contas do seu negócio.
Esse tipo de sistema, normalmente, tem integração direta com o controle de estoque e a emissão de documentos fiscais da empresa. Além disso, ele permite a conexão com uma máquina de pagamento de cartão de crédito ou débito.
Resumindo: O PDV é uma maneira de automatizar todo o processo de vendas do seu comércio varejista.
O que um sistema Frente de Caixa oferece?
O sistema é estruturado em três processos ou ferramentas:
- O terminal: É onde fica a máquina com integração no pagamento do cartão, a caixa registradora e a impressora de nota fiscal.
- O sistema: Integra o PDV com os processos de controle de estoque e finanças em uma única interface.
- Controle financeiro: É a comunicação direta com bancos e estruturação automática de entradas e saídas da empresa.
Como ter um ponto de venda adequado na sua loja?
Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, em 2006, mostra que o sentido mais usado pelo consumidor no momento da decisão da compra é a visão, por isso, o mais inteligente é investir no visual merchandising.
O Visual Merchandising nada mais é do que planejar ações necessárias para expor o produto certo, no lugar certo, em quantidade e preço justo. Ou seja, o visual merchandising no ponto de venda não é nada mais do que expor e apresentar os produtos de modo adequado e estratégico.
Listamos 4 formas infalíveis de merchandising para tornar seu PDV imbatível. ⠀
- Utilize a regra de três: Consiste em organizar os produtos num formato diferente. A regra de três muda o merchandising no PDV. Ex: Monte três produtos de tamanhos diferentes como uma espécie de pirâmide; ⠀
- Seu produto visto várias vezes: Use a técnica de facing que consiste na quantidade de vezes que um produto deve ser mostrado ao cliente;
- Utilize o cross merchandising: Ou seja, colocar em um mesmo local de exposição produtos de categorias diferentes lado a lado. Dessa forma é possível estimular o desejo de compra;
- Boa iluminação: Ela é responsável por refletir não só o posicionamento da marca, mas também a sensação que a loja quer transmitir. Utilize luzes diferenciadas e pontos focais. ⠀
Sistema PDV: Uma solução para o seu negócio!
Você está procurando por um software de frente de caixa/ponto de venda (PDV)? Que tal testar o da Maqplan? Nele você pode:
- Emitir documentos fiscais;
- Controlar seu estoque;
- Controlar suas finanças;
- Gerenciar suas contas a pagar e a receber;
- Controlar seu fluxo de caixa;
- E muito mais!
Ele é fácil de usar e com excelente custo-benefício, um valor que cabe no seu bolso. Com ele, você poderá controlar toda sua loja e ter muita agilidade no seu PDV, facilitando e diminuindo as suas filas! Experimente grátis e transforme a gestão do seu Ponto de Venda.