Pular para o conteúdo
Início » O que observar antes de contratar um sistema de gestão?

O que observar antes de contratar um sistema de gestão?

Os softwares de gestão se tornaram essenciais para a administração e progresso de empresas. Antes pouco relevantes no meio corporativo, agora os softwares de gestão como o ERP vêm sendo adotados por diversas empresas que buscam o crescimento dos negócios.

Apesar de ser fundamental para a boa gestão, é importante que os empresários reconheçam aspectos importantes sobre o software antes de contratá-lo. Verifique abaixo quais são os cinco principais pontos a se observar antes de contratar um sistema de gestão:

1 – Especialização em softwares de gestão

Ter acesso às avaliações de empresas que já testaram o software, ou que ainda o utilizam em sua gestão, é de extrema importância para a contratação segura. A partir disso, o empresário deve estar atento ao tipo de feedback que o sistema de gestão recebe, sendo ele negativo ou positivo. Isso é relevante, pois alguns softwares de gestão não abrangem o que a empresa precisa para sua evolução.

Por isso, a análise sobre a área de atuação do sistema de gestão deve ser considerada. Ou seja, um sistema líder em clínicas veterinárias talvez não ofereça exatamente o que uma fábrica de colchões necessita, e vice-versa.

2 – Atendimento de excelência

É comum que diversas dúvidas surjam, ainda mais se a empresa nunca utilizou um sistema de gestão antes. Por esse motivo, é indispensável que o empresário dê preferência ao produto que oferece o melhor atendimento às empresas.

O atendimento mal realizado pode acarretar prejuízos para a contratante, como:

• Baixa produtividade em caso de falha do sistema;
• Funcionários ociosos em caso de queda do sistema;
• Falta de acesso aos dados financeiros da empresa;
• Possíveis problemas com dados de clientes e fornecedores.

Isto é, a estabilidade do sistema de gestão é o que favorece boa parte da rotina saudável da empresa.

3 – Especificidade do setor

Existem softwares que trabalham de forma generalizada, oferecendo funções comuns a todos os tipos de negócio. Entretanto, é mais recomendado que a empresa prefira os softwares específicos para sua demanda e perfil empresarial.

Trabalhar com especificidade e direcionamento pontual ao setor é um ponto que favorece o sucesso da empresa, bem como sua reputação na área.

4 – Segurança de dados

Fator imprescindível para empresas que buscam o crescimento, a segurança da informação é a primeira exigência a ser feita sobre um software de gestão. Afinal, o último problema que um gestor deseja é o vazamento de dados ou acesso indevido às informações da empresa.

Um exemplo simples de software seguro, é o tipo de necessita de chave de acesso e senhas. Com isso, determinados departamentos e setores não obtém informação de áreas diferentes da qual atuam. A medida ajuda a evitar que dados valiosos da empresa se percam ou caiam em mãos erradas.

5 – Módulos extras para softwares de gestão

Conforme a empresa se desenvolve, mais módulos devem ser criados para comportar toda a demanda. Escolher um software de gestão que permita a criação de módulos novos é um ponto inteligente a se considerar.

O empresário deve optar por softwares que atendam ao porte atual da empresa, mas que também sejam ideais para suportarem o crescimento dos negócios.