Melhorar as vendas e ter maiores lucros é sempre um dos principais objetivos de todo empresário. Você sabia que o Cadastro de Clientes pode ser uma excelente maneira de melhorar suas vendas? Mas, entenda, para que você realmente alcance o seu objetivo, o ideal é deixar o cadastro de cliente o mais completo possível sem levar o cliente a exaustão.
A verdade é que não é uma tarefa simples conseguir fazer um cadastro de seus clientes. Mas saiba que ter esse cadastro é extremamente vantajoso e estratégico para você como lojista. Com o cadastro você consegue manter o relacionamento com o cliente que chegou na sua loja.
Sem contar que é muito mais barato impactar um cliente da loja do que investir em grandes ações de marketing, mesmo que digital. Quando você não faz isso, você precisa sempre fazer campanhas externas para movimentar as vendas, elevando os custos.
Então pense!
Pode ser muito melhor e mais barato ter de volta alguém que você já teve contato direto e poderia mandar um e-mail, fazer uma ligação ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp.
Além disso, o cadastro de clientes permite ter acesso a informações dos seus clientes e é uma maneira prática de maneira organizar e criar estratégias para potencializar seu negócio. Saiba um pouco mais sobre como fazer o cadastro de clientes:
- Não sobrecarregue o seu cliente. Nossa dica de ouro é: peça o menor número de dados possíveis. Como: nome, telefone, e-mail e data de aniversário. O que acontece é que, apesar de todos saberem da importância de ter o cadastro, muitos preferem a agilidade em atender os clientes do que se estruturar para manter o relacionamento no longo prazo;
- Estruture sua loja para que essa etapa do cadastro seja algo rápido e eficiente. Para não ter longas filas de espera por conta disso.
- Incentive seus colaboradores com campanhas de bonificação por cadastros. Ensine eles que essa etapa é importante.
Mas afinal, como o Cadastro de Clientes pode melhorar suas vendas?
Você já entendeu que o cadastro de clientes é basicamente o registro de uma série de dados pessoais fornecidos pelo consumidor. Mas apenas ter acesso a esses dados não é tudo. A empresa também precisa ser capaz de gerenciar e utilizar os dados que recolhe de cada consumidor e com essas informações fidelizar e manter o seu cliente ativo.
Para ter um banco de dados, seus vendedores precisam abordar os clientes. E informar exatamente por que você está requisitando cada um daqueles dados. Essas informações devem ser atualizadas em um sistema automatizado para que seja feito um controle efetivo das vendas.
Dessa forma, você poderá fazer ofertas específicas para cada um deles, aumentando o grau de fidelização. Manter esse banco de dados é algo trabalhoso, portanto não guarde o cadastro de clientes que não são mais ativos em seu negócio e atualize sempre as fichas daqueles que voltam sempre ao estabelecimento. O cadastro de clientes é uma ferramenta poderosa de prospecção e fidelização de clientes. Além disso, as informações obtidas ajudam muito nas estratégias de marketing.
Conte com a ajuda de uma plataforma automatizada para realizar o cadastro
Analisando as informações-chave do seu cadastro de clientes, você consegue dizer por que é importante manter os dados dos seus clientes atualizado? É simples: quando você faz um cadastro da maneira mais completa possível, é capaz de conhecer o seu cliente mais a fundo e, dessa maneira, consegue atendê-lo de forma diferenciada.
A maneira mais profissional de criar e manter um cadastro é em um sistema de gestão, que fornecerá um ambiente organizado e seguro para manter os dados. O Sistema Maqplan permite cadastro simplificado de clientes e fornecedores, facilitando o seu controle e permitindo uma gestão inteligente do seu negócio.